Quinta-feira 22Sexta-feira 23Sábado 24Domingo 25Extra

JORNADAS DE ESPIRITUALIDADE SALESIANA
SAUDAÇÃO DE ABERTURA
Pe. Adriano Bregolin – Vigário do Reitor-Mor
22 de Janeiro 2009

 

Caríssimos Irmãos e Irmãs da Família Salesiana,

em nome do Reitor-Mor e do seu Conselho, dos Salesianos da Casa Geral e de toda a Equipa organizativa, quero dar-vos as mais cordiais e fraternas boas-vindas às “Jornadas de Espiritualidade Salesiana” de 2009. Obrigado por terdes respondido também este ano à convocatória que constitui um dos momentos mais significativos de celebração e de vida da Família Salesiana Mundial.

Uma vez mais, somos muito numerosos. Há mais de 340 inscritos. Estão representados quase todos os Grupos oficiais da Família Salesiana. São vários também os Superiores gerais ou os responsáveis máximos presentes no nosso encontro. Ainda que, na sua maior parte, os participantes sejam italianos, estão, mesmo assim, representadas mais de 25 nações.

Sinto-me especialmente feliz por sublinhar a presença de Grupos que foram admitidos na Família Salesiana pelo Reitor-Mor durante este mês de Janeiro, como “The Disciples”, Os Discípulos, que se dedicam à obra da evangelização nas aldeias e nas pequenas paróquias, e os amigos da “Canção Nova”, associação pública de fiéis fundada pelo padre Jonas Abib, cujo carisma consiste sobretudo na obra de evangelização através da comunicação social.

Uma presença particularmente grata, este ano, é a de um grupo notável de jovens Confrades Salesianos e de jovens Filhas de Maria Auxiliadora. Refiro-me às Irmãs dos primeiros anos de profissão e aos sacerdotes do quinquénio da Província da Itália Meridional dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora. Foram também convidados pelo próprio Reitor-Mor para este encontro os noviços salesianos e as noviças das FMA. Consideramos especialmente importante a presença destes jovens irmãos e irmãs como também dos noviços e noviças, porque julgamos da maior urgência uma mudança de mentalidade a respeito da Família Salesiana. A Família Salesiana é uma realidade a conhecer, a viver e a amar desde os primeiros anos de formação. O Reitor-Mor recorda-o no Lema 2009, quando nos exorta a dar vida a uma cultura da Família salesiana: “a fim de que… a visão do trabalhar juntos chegue a todos ramos e a toda a árvore, é indispensável que todos os membros dos diversos grupos se tornem conscientes de pertencer a um vasto movimento de pessoas, nascido do coração apostólico de Dom Bosco, e se disponibilizem para as sinergias, para as convergências, para as muitas formas de colaboração, diversas, ágeis, actualizáveis. Não buscamos uma grande organização que estabeleça desde o vértice o que há fazer, mas um forte impulso de espiritualidade para dar vida a células e órgãos, para que criem as colaborações possíveis”.

O carisma de Dom Bosco mantém toda a sua actualidade, mas os desafios educativos e da evangelização do mundo de hoje são tão fortes que exigem uma comunhão carismática profunda e uma sinergia apostólica cada vez mais intensa.

Os Lemas dos últimos anos sobre temas de particular actualidade como a família, a vida e a educação constituíram um forte estímulo ao compromisso na acção, suscitando por toda a parte um florescimento de iniciativas concretas, de propostas educativas e apostólicas. Porquê um Lema sobre a Família Salesiana, após estes temas tão envolventes? A escolha do Reitor-Mor para este ano quis reportar-nos à consideração da nossa identidade de “grande movimento destinado ao bem dos jovens”. A nossa grande paixão apostólica tem uma raiz única: o “Da mihi animas” de Dom Bosco. Aquilo que ele viveu no seu coração como um grande ideal de construção do Reino de Deus é, hoje, para todos nós “herança e missão a cumprir”. E tudo isto é confiado a cada um de nós, aos nossos grupos, mas sobretudo à Família Salesiana no seu conjunto. Reflectimos, portanto, sobre a Família Salesiana para trabalhar melhor, juntos e com mais eficácia no campo da vida, da família, dos direitos humanos e da educação.

Como sempre, o meu convite a esta grande assembleia é o de viver, com especial intensidade e fraternidade, estes dias de Encontro, sentindo a alegria do próprio Dom Bosco ao ver-nos todos unidos, concordes no espírito e na missão a favor dos jovens, dos pobres, dos últimos. O que torna belo o nosso encontro não é apenas a riqueza dos conteúdos propostos, mas também a partilha que conseguirmos fazer e, sobretudo, o espírito de comunhão que conseguirmos viver entre nós. Representamos cores e aspectos diversos de um mesmo carisma nascido do coração de Dom Bosco. Todos juntos queremos ser um grande movimento do Espírito, uma grande força de amor para o bem dos jovens do nosso tempo.

Queria neste momento dirigir uma saudação aos amigos que vêm de Espanha. É um grupo sempre presente nestas jornadas. Obrigado pela vossa presença e pela vivacidade dos vossos grupos, sobretudo dos Salesianos Cooperadores e dos ADMA. Igualmente saúdo com simpatia todos os que vieram de Portugal. Também eles sempre presentes, com grande fidelidade, neste encontro.

Um grande obrigado também ao grupo proveniente do Ecuador. No Verão passado, aproveitando também da presença do padre Julio Olarte em Quito, lancei um desafio à Família Salesiana desta nação. O desafio foi aceite. Aqui estão presentes. Não são 20 como lhes tinha pedido, mas é já um grupo considerável.

Queria saudar com grande simpatia todos os que vêm de longe e, entre os participantes, sobretudo os membros das Congregações e dos Grupos mais pequenos. Queria dizer-vos que sois queridos ao coração de Dom Bosco e do seu Sucessor. Numa Família todos são importantes e todos são parte indispensável.

Obrigado a todos, caríssimos, por estardes aqui: a vossa presença exprime a alegria da pertença à Família Salesiana; a vossa presença exprime o vosso amor a Dom Bosco e ao seu 9º Sucessor, padre Pascual Chávez Villanueva, que estará sempre presente no meio de nós durante estes dias, para nos encorajar neste caminho.

Dom Bosco acompanhe o nosso encontro, nos ajude a reflectir com a sua cabeça, nos ensine a amar com o seu coração, nos leve a disponibilizar toda a nossa vida, até ao último respiro, pelo bem dos jovens. Certamente ele abençoa a vida de cada um de nós e a Família Salesiana no seu conjunto.

 

Roma, 22 de Janeiro 2009                                      

                                                                   Pe. Adriano Bregolin
                          Vigário do Reitor-Mor

Vídeo do dia

Fotos do dia